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NOSSAS CRENÇAS

Nossas Crenças
Cremos e sustentamos as doutrinas comuns de todos os cristãos:
  • A Doutrina da Santíssima Trindade;

  • A plena e verdadeira divindade e plena e verdadeira humanidade de Jesus Cristo;

  • A absoluta necessidade do sacrifício de Jesus para a expiação dos pecados;

  • A morte e a ressurreição de Jesus, bem como Sua 2ª vinda gloriosa;

  • A imortalidade da alma e a ressurreição do corpo no dia do juízo final;

  • A lgreja como uma instituição divinamente estabelecida;

  • A exigência para que os cristãos tenham uma vida com ética e justiça

Além destas, sustentamos também mais um conjunto de doutrinas bíblicas que nos definem como cristãos reformados.
Assim, os Presbiterianos crêem que:
  • As Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento são a Palavra de Deus porque foram inspiradas pelo próprio Deus; por isso, elas são inerrantes (não contém erros); sendo assim, a nossa única regra de fé e de prática;

  • Todo ser humano nasce em pecado e por si mesmo não pode se salvar; A salvação é pela graça de Deus, exclusivamente por meio de Jesus Cristo;

  • A justificação diante de Deus só é possível pela graça (favor imerecido), mediante a fé; uma vez que o ser humano não consegue, por si mesmo, cumprir totalmente a santa lei de Deus;

  • Na necessidade do arrependimento dos pecados e a confiança somente em Jesus Cristo para a salvação;

  • Na necessidade da Igreja anunciar o Evangelho, a boa noticia da salvação por meio de Jesus Cristo.

As igrejas reformadas são caracteristicamente conhecidas pela Teologia do Pacto ou da Aliança. Teologia Reformada é Teologia do Pacto . A Teologia do Pacto é o sistema arquitetônico que conecta todas as doutrinas relativas à Redenção. O Pacto é nas Escrituras Sagradas, a matriz de vigas mestras e pilares que sustentam a estrutura da fé e da prática bíblica. Essa estrutura
arquitetônica particular à qual a própria Escritura se submete não é simplesmente o conceito de Pacto, mas a existência concreta dos relacionamentos pactuais de Deus na história que fornece o contexto no qual reconhecemos a unidade da Escritura em meio à sua surpreendente variedade. É a partir da estrutura pactual que toda a história da redenção é elaborada. Soberania
de Deus, criação, queda da humanidade em pecado, promessa de redenção, Pessoa e Obra de Cristo, salvação unicamente pela graça de Deus, justificação pela fé, são doutrinas que
interrelacionam, mas são conectadas a um sistema que é maior que elas mesmas. O que une todas essas doutrinas é um sistema teológico, que chamamos de Teologia do Pacto; cujas implicações afetam a vida em todas as áreas: culto, família, trabalho, sociedade, política, educação, cultura, lazer, etc.

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